Páginas

domingo, 9 de dezembro de 2012

Texto Sílvio Pereira Costa



O autor aborda a importância da utilização das Mídias no contexto escolar e de uma maneira geral descreve as linhas que perduram o próprio processo comunicativo tais como os diversos paradigmas semiológicos adentrados no universo que compõem a esfera midiática. É de fundamental importância relembrar que o autor expõe a necessidade da promoção de um uso constante de mídias dentro da escola uma vez que as mesmas fazem também parte do cotidiano extraclasse tanto dos alunos quanto dos professores.
Como agente e promotor, cabe ao professor, portanto, a realização de um planejamento cujo intuito principal atue no sentido de promulgar uma adequação entre as diversas mídias existentes e o ambiente cognitivo do aluno. Sendo a escola uma instituição formadora de opinião cabe ressaltar, que ainda caminhamos para o pleno desenvolvimento do processo citado acima no sentido de que parte dos professores não domina o uso concreto dos recursos tecnológicos, sendo necessário para tanto, uma profunda abordagem, formação na área.
Finalmente, aliada a promoção e incentivo do aprendizado usando novas tecnologias temos, invariavelmente, que dispor de tais mídias para um trabalho constante e cotidiano, ou seja, tratar da existência física desses meios para dessa forma evoluir no sentido de que professores e alunos possam investir em uma linguagem comum enaltecida por meio de um processo comunicativo coeso e seguro, uma vez que, os meandros midiáticos podem causar sérias rupturas no aprendizado justamente por se tratar de formas abertas de veiculação de mensagens.


Um comentário:

  1. Professora parabéns pelo comentário. Neste momento, sejamos semeadoras para junto aos outros também gestores buscarmos possibilidades de investimento para capacitação dos profissionais, tendo em vista que o uso das mídias na escola certamente promoverá ganhos signifcativos para o processo de ensino e de aprendizagem.

    ResponderExcluir