Educação e o uso das Tecnologias
Com base nos textos de Moran: O que é um bom curso a distância? e Contribuições para uma Pedagogia da Educação on-line. A dinâmica de funcionamento não só da educação como e invariavelmente da sociedade como um todo se torna necessária à criação, desenvolvimento, inovações e controle de caminhos que busquem, com responsabilidade, viabilizar o acesso tanto à informação positiva e consequentemente do aprendizado visto do seu âmbito mais amplo.
A educação à distância e suas inúmeras variantes tem se mostrado um fantástico exemplo da amplitude e das nuances das incríveis mudanças no âmbito educacional. Assim sendo, entendo-a como um objeto ou instrumento utilizado para suprir e energizar de maneira a quebrar as barreiras físicas e econômicas que antes possibilitavam e até condicionavam uma determinada elitização da cultura.
De uma forma geral, trabalhar com uma enorme gama de informações aliado ao fato de ser uma Educação à distância, traz consigo a necessidade da criação de filtros que atuam justamente na promoção da construção de um processo informativo limpo e consciente e ainda absorver do aluno um conteúdo que possa também colaborar para o enriquecimento, com base em fóruns de discussão.
Sendo assim, popularizar a educação e torná-la rígida ignorando a barreira de tempo e espaço não é tarefa simples e enfrenta inúmeros obstáculos e por isso deve ser compreendido e executado no sentido de perceber que aluno e professor não passaram a integrar, por meio dos adventos tecnológicos, um ambiente inerte e imparcial. O educador, visto como gestor, deve sim conduzir o processo enaltecendo discussões, promovendo fóruns e despertando interesse e participação de todos.
Finalmente, é de suma importância determinar e identificar quais pontos ainda merece atuação especial a fim de evoluir tão rapidamente quanto ao próprio meio de modo a diminuir a carência ou lacuna que pode ser gerada no processo de aprendizagem por ser à distância e cabe aqui ressaltar um ponto de extrema relevância: A equipe pedagógica tem de estar apta para administrar de maneira eficaz todos os meios de alcance do seu aluno bem como implementar filtros para absorver com limpidez a pluralidade infinita de mensagens apresentadas para que, dessa forma, o processo de ensino-aprendizado ultrapasse todos os ruídos na sua comunicação e venha, por fim, a determinar, não só um caminho unilateral entre equipe pedagógica administrativa e alunos mas também uma troca de experiências com os demais colegas congregando para a conclusão do processo de ensino-aprendizado em toda a sua plenitude.
http://www.eca.usp.br/moran/contrib.htm http://www.eca.usp.br/moran/bom_curso.htm |
segunda-feira, 20 de maio de 2013
EAD - Reflexões
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Olá Kívia!
ResponderExcluirParabéns, seu blog ficou excelente. bjs!