Partindo
do pressuposto de que o processo de aprendizagem seja dinâmico, acredito antes
de tudo, que dadas as inúmeras e constantes mudanças no âmbito social e
consequentemente no escolar, temos invariavelmente, que nos tornarmos sábios
aprendizes para que assim, consigamos com êxito nos reconstruirmos
incessantemente como bons professores.
Uma
vez que o processo de aprendizagem passa justamente pela união ou associação de
uma realidade anteriormente adquirida a uma informação tornando-a dessa forma
conhecimento e ainda não podendo ser transferido unilateralmente, já que cada
um possui uma realidade própria acredito ser de grande valia uma busca
constante e consciente pela absorção de novas teorias , diferentes analises
variadas competências afim de tornar a minha realidade construída mais
abrangente, visto que não podemos condicionar o aprendizado de maneira taxativa
e sim argumentativa.
Dito
isso, como eterna aprendiza procuro tomar situações inovadoras como gratos
desafios que, somados a experiência anteriormente adquirida assumem a função de
enaltecer e ampliar agregando valor a minha própria realidade.
Na
prática, aprender com o novo significa empregar conhecimento e aumentar a
capacidade de entendimento, compreensão e dimensionamento da realidade, ou
seja, tornar o processo de argumentação mais real no sentido de estender com
dinamismo a propagação de respostas aos mais diversos estímulos, impelidos pela
esfera externa e finalmente tornar possível um constante questionamento do que
ainda necessita ser aprendido.
As
inovações que chegam às escolas ainda estão num processo primário, onde os recursos tecnológicos ainda não
foram capazes de alterar o velho modelo adotado pelas escolas: geralmente o
foco é no ensino e não na aprendizagem. Aos poucos, percebe-se
um movimento de diversificação da velha prática de aulas expositivas,
como: aulas de campo, seminários, viagens, debates, dinâmicas e outros. Em
minha opinião, longe do que possamos chamar de inovador.
A
utilização de recursos tecnológicos nas escolas tem a possibilidade de gerar
novas habilidades, é positivo observar como aparelhos eletrônicos podem fazer
toda diferença, sem deixar o educador de escanteio, ao contrário construindo
uma aula inovadora e dinâmica. Além de desenvolver habilidades que serão
utilizadas no seu dia a dia, favorecendo a esses jovens uma inclusão melhor no
mercado de trabalho. A escola estará proporcionando alunos com senso crítico e
preparados para viver num mundo onde os recursos tecnológicos estão em toda
parte.
Kívia Alves
Kívia Alves
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