Exigidos
cada vez mais seja pela demanda do mercado ou pela conjetura social e politica
vigente vemos em uma medida crescente a necessidade de uma busca incessante
pelo conhecimento. O que por sua vez, nos remete a questão de como torna-lo positivo e capaz de nutrir nossas
mais variadas lacunas.
Dito
isso, vislumbramos então uma sociedade onde as pessoas não só buscam como
necessitam novas formas de aprendizagem nas quais a condução de uma informação
possa enfim e de uma maneira segura tornar-se conhecimento dada a grande falta
de meios que tornem essa busca realmente efetiva.
A
era virtual e o seu emaranhado tecnológico e globalizado trouxe consigo
inúmeras mudanças. Tradicionais
instituições como a escola deixaram de ser a única fonte de conhecimento bem
como os seus interlocutores passaram a ter acesso ilimitado a quaisquer tipos
de mensagens, ou seja, os canais para o conhecimento foram transpostos e com
isso, importantes filtros perdidos.
Parece-nos
precioso e urgente que os educadores, vistos como agentes de condução desse
processo possam de forma eficaz adentrar no âmbito virtual e absorver suas
características a fim de trilhar um caminho na condução da criação de uma
linguagem comum e sinérgica, entre o educador e o aluno ambos inseridos nesse
contexto de total alcance da informação, mas baixa aprendizagem.
Voltamos
então, a questão da retomada e reconstrução, em moldes atuais dos filtros
perdidos nas ininterruptas mudanças da apresentação da informação aos seus
espectadores. Diante das múltiplas formas de comunicação torna-se premente não
mais a luta pela imposição e controle de uma verdade tida como absoluta e sim a
elaboração e o enaltecimento da criação de um espírito crítico ao aluno
tornando-o capaz de conceber a sua
própria verdade. Nos últimos anos não só
observamos como presenciamos a constante e rápida evolução do processo
comunicativo o que, por sua vez, prova a necessidade de elaboração de um
sistema de aprendizagem adequativo, ou seja, que evolua na proporção em que a
informação se torne conhecimento efetivo.
O ensino de novas competências para a gestão do conhecimento irá ajudar os alunos a enfrentar os
desafios no processo de aprendizagem e a ter capacidade de identificar as
estratégias que utilizamos para promover uma aprendizagem mais duradoura e que
leve a resultados mais eficazes. Fazer o educando adquirir, interpretar,
analisar, compreender e a comunicar-se muda totalmente a forma de aprender,
como também muda a forma de ensinar.
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