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quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Reflexões



Minhas Reflexões

Exigidos cada vez mais seja pela demanda do mercado ou pela conjetura social e politica vigente vemos em uma medida crescente a necessidade de uma busca incessante pelo conhecimento. O que por sua vez, nos remete a questão de como  torna-lo positivo e capaz de nutrir nossas mais variadas lacunas.
Dito isso, vislumbramos então uma sociedade onde as pessoas não só buscam como necessitam novas formas de aprendizagem nas quais a condução de uma informação possa enfim e de uma maneira segura tornar-se conhecimento dada a grande falta de meios que tornem essa busca realmente efetiva.
A era virtual e o seu emaranhado tecnológico e globalizado trouxe consigo inúmeras mudanças.  Tradicionais instituições como a escola deixaram de ser a única fonte de conhecimento bem como os seus interlocutores passaram a ter acesso ilimitado a quaisquer tipos de mensagens, ou seja, os canais para o conhecimento foram transpostos e com isso, importantes filtros perdidos.
Parece-nos precioso e urgente que os educadores, vistos como agentes de condução desse processo possam de forma eficaz adentrar no âmbito virtual e absorver suas características a fim de trilhar um caminho na condução da criação de uma linguagem comum e sinérgica, entre o educador e o aluno ambos inseridos nesse contexto de total alcance da informação, mas baixa aprendizagem.
Voltamos então, a questão da retomada e reconstrução, em moldes atuais dos filtros perdidos nas ininterruptas mudanças da apresentação da informação aos seus espectadores. Diante das múltiplas formas de comunicação torna-se premente não mais a luta pela imposição e controle de uma verdade tida como absoluta e sim a elaboração e o enaltecimento da criação de um espírito crítico ao aluno tornando-o capaz de conceber a  sua própria verdade.  Nos últimos anos não só observamos como presenciamos a constante e rápida evolução do processo comunicativo o que, por sua vez, prova a necessidade de elaboração de um sistema de aprendizagem adequativo, ou seja, que evolua na proporção em que a informação se torne conhecimento efetivo.
O ensino de novas competências para a gestão do conhecimento irá ajudar os alunos a enfrentar os desafios no processo de aprendizagem e a ter capacidade de identificar as estratégias que utilizamos para promover uma aprendizagem mais duradoura e que leve a resultados mais eficazes. Fazer o educando adquirir, interpretar, analisar, compreender e a comunicar-se muda totalmente a forma de aprender, como também muda a forma de ensinar.


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