Páginas

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Audiodescrição



Não poderia começar a postagem sem expressar minha imensa satisfação em abordar e assim expandir meu conhecimento em tão nobre área. Saber que com criatividade, responsabilidade e boa vontade podemos fazer uso da tecnologia para diminuir os ruídos da própria comunicação e aproximar as pessoas com deficiência visual de uma realidade mais comum por meio do enriquecimento do seu imaginário é, sem sombra de dúvida, mais um imprescindível caminho a serem percorrido na luta pela inclusão.
O vídeo de um clipe musical usando animação nos remete a uma esfera de grande apelo sensorial que impele enorme comoção e ainda, traz consigo a característica de atrair muitos espectadores. Dito isso, vimos como exemplo no link:  http://www.youtube.com/watch?v=qCngBU7VBeI - Audiodescrição | A Casa é Sua - Arnaldo Antunes | Videoclipe oficial (Projeto 3 Clipes - 1 Curta),  uma atividade que frequentemente poderia ser trabalhada tanto no ensino regular quanto nas salas de recursos multifuncionais, uma vez que, trata justamente de criar novos horizontes e ampliar a capacidade de compreensão do aluno com deficiência visual/baixa visão. A atividade verificada pode ser facilmente contextualizada e servir como ponte para a criação de uma oficina onde muito material pedagógico possa ser trabalhado bem como regras de jogos, descrição audiovisual de colegas e ambientes, dentre outros.
Finalmente, pedimos aos colegas e demais leitores que ao visualizar o vídeo fechem os olhos e trabalhem no sentido de produzir sensações que não derivem diretamente do que estamos vendo tais como imagens prontas e que tornam nossa mente deveras preguiçosa e muitas vezes até inerte (característica de uma audiência passiva). Tais sensações serão advindas do nosso imaginário e doutrinadas pelo nosso conhecimento de realidade e capazes de nos fazer transcender. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário